Eita que esse mundo dá voltas...

Em fevereiro eu comentei sobre a tal aliança entre PT e PSDB para a prefeitura da capital BH (clique para ler). Pois bem, desde o começo não fui lá muito a favor - até porque os partidos, a vida toda, foram antagônicos; o PT nasceu de baixo, das bases do operariado paulista do ABC; o PSDB nasceu de uma... digamos... "conjuntura política"de 1988 - ele fez o movimento inverso ao do PT, nascendo de cima.

Desde o começo do ano, tá esse bafafá para uma possível aliança entre os dois partidos para prefeitura de BH. Como todos sabem, o PT é contra a aliança com os tucanos (clique aqui). Mas, como em Minas há sempre um jeitinho, uma conversinha, um acórdão, o PSDB apoiará "informalmente" o PT, que se aliou ao PSB e lançou Márcio de Lacerda à candidatura de prefeito.

Você se pergunta "E quem é esse cara?". Foi o que me perguntei quando li o Hoje em Dia há uns três meses. E agora, como o Lacerda é desconhecido (o Márcio; não me venham ressucitar o Carlos, pelo amor de Deus!), vejam a nota:

BH/Data Tempo: Jô Moraes lidera pesquisa com 20,03%

Pesquisa realizada pelo Instituto CP2/Data Tempo, entre os dias 21 e 23 de junho, para avaliar a intenção de voto para prefeito de Belo Horizonte mostra que a candidata do PC do B, deputada federal Jô Moraes, está na liderança com 20,03% da preferência do eleitorado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, TRE-MG, no dia 25 de junho com o número 39.858/2008. Ao todo, foram ouvidas 769 entrevistados de diversas regiões, faixa de renda, idade e escolaridade em Belo Horizonte. A margem de erro é de 3,6% para mais ou para menos.

O percentual de Jô Moraes é menor apenas que o de pessoas indecisas ou que não souberam ou não quiseram responder, que é de 22,5%. Os eleitores que disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados pela pesquisa somam 16,64%. O candidato do PMDB, deputado federal Leonardo Quintão, aparece com 11,83% da preferência dos entrevistados.


Apesar de ter votado a favor da CSS (link aqui), Jô Moraes é, de longe, muito mais falada que esse-tal-de-Lacerda. Não que ela seja aparecida, ela só está há mais tempo no vidro, na tela política. Esse povo tem que aprender que política não é só Q.I. (Quem-Indica)...

Aqui em Belo Horizonte, o prefeito tem a hegemonia. Mas o PT sempre aprendeu que as minorias não podem ser esmagadas, desrespeitadas nos seus legítimos direitos de militância. Então, o que nós esperamos é um gesto de grandeza do prefeito Fernando Pimentel no sentido de garantir, em primeiro lugar, a unidade do PT em BH. Esta é a responsabilidade dele, porque ele tem a maioria, e foi ele que construiu este processo de uma candidatura fora do PT. E esperamos também que, a partir da unidade do PT, possamos retomar a discussão na perspectiva da unidade da esquerda, das forças progressistas e do campo democrático-popular.
(Patrus Ananias, Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Lula. Fonte: Blog da Clarice.)

É, Patrus, agora é tarde... Decepcionante, Pimentel. Agora que Jô vai, é Jô neles!