(postagem original em 22/07)

Eis que retorno depois de uma semana de folga merecida. E nem bem chego e já fico sabendo da seguinte pedreira:

De acordo com pesquisa contratada pela Rede Globo/O Estado de São Paulo, se as eleições fossem hoje,

"a candidata do PC do B, Jô Moraes, teria 17% das intenções de voto. Leonardo Quintão ficaria com 14%. O candidato Márcio Lacerda, do PSB, 8%. Vanessa, do PSTU, 4%. Sérgio Miranda, do PDT, 3%. Gustavo Valadares, do DEM, 2%. André, do PT do B, 1%. Os votos brancos e nulos somariam 19%. E 30% não sabem ou não opinaram". (Tá aqui a fonte.)

Duas coisas são significativas nessa pesquisa e nesse bafafá todo.

Primeira: o fato de o nome de Márcio Lacerda (PSB) não ser famoso, conhecido tampouco falado, leva a crer que ninguém saiba da sua existência enquanto candidato. O que carrega os votos para a Jô (PC do B) e para o Quintão (PMDB), que têm muito mais visibildade.

Segunda: a quantidade de indecisos é ENORME! Trinta por cento ainda não sabem em quem vão votar. Isso é muita merda pra pouco ventilador - isso pode mudar completamente o rumo das eleições. Isso pode até ser favorável ao Lacerda, mas não por enquanto. Enquanto ele for desconhecido, a Jô e o Quintão têm o apoio de quem os conhece - e é no mínimo justo isso, já que, segundo uma professora da Ciência Política da UFMG, a política não pode ser feita apenas pelo Q.I. (Quem Indica), mas também pelo próprio passado político do político. Isso é certo - afinal de contas, alguém tão leigo quanto eu já ouviu falar desse moço?

As propagandas na tevê ainda não começaram. E muita água tem para rolar até outubro.

Em tempo: uma notícia que pode ser interessante.


Morte do ex-prefeito Célio de Castro causa repercussão entre candidatos em BH


A morte do ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro, ocorrida na manhã deste domingo (20), causou comoção no cenário político e repercutiu entre os candidatos à prefeitura da capital mineira. Célio de Castro faleceu em decorrência de parada cardíaca.

O ex-secretario de Estado Marcio Lacerda (PSB) confirmou neste domingo a suspensão da campanha de rua por três dias em decorrência da morte do ex-prefeito. Em evento recente de lançamento da chapa de Lacerda e do deputado Roberto Carvalho (PT) para a disputa da Prefeitura de Belo Horizonte, Célio de Castro havia sido lembrado.


Em discurso, o deputado Roberto Carvalho, candidato a vice na chapa de Lacerda, leu carta atribuída a Célio de Castro na qual o ex-prefeito condicionara seu apoio à candidatura do socialista e do petista à prefeitura de Belo Horizonte. A candidatura oficializa a união entre petistas e tucanos na capital mineira.

A candidata pelo PC do B à prefeitura da capital mineira, a deputada federal Jô Moraes, pelo mesmo motivo, cancelou suas atividades de campanha neste domingo (20), e, em nota, se solidarizou com a família de Castro e com os belo-horizontinos que admiravam o ex-prefeito.



Observe que:
de um lado do ringue, Célio de Castro apoiou a coligadura Lacerda-Carvalho sob a bênção do Pimentécio (PT+PSDB); do outro lado, Patrus Ananias, que é contra a aliança acima. Dois pesos-pesados... É...Vai voar tripa para tudo que é lado.

Peguem suas máscaras, a merda vai feder!

UPDATE:

1. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada hoje, 25 de julho, na FSP, Jô está com 20%; Quintão, com 9%. Lacerda e Vanessa Portugal (do PSTU) empatados com 6%. Sérgio Miranda com 5% e Gustavo "filho do Ziza" Valadares, com 4%.

2. Uma fala do Dom Walmor de Oliveira Azevedo, arcebispo metropolitano de BH, que vem a calhar:

"Uma eleição não pode ser vitoriosa simplesmente pela força dos conchavos políticos, ou mesmo pelas alianças partidárias. Menos ainda, um candidato eleito só porque apadrinhado".
Precisa falar mais?