Boneco de cera de Hitler causa polêmica em Berlim

Uma estátua de Hitler no museu de cera Madame Tussauds em Berlim, que só será aberto ao público neste sábado, já está causando indignação entre políticos e historiadores alemães. Hitler é mostrado sentado a uma mesa em seu bunker, em uma cena que, segundo o museu, retrataria suas últimas horas de vida antes de ele se suicidar. Vários políticos, historiadores e membros da comunidade judaica criticaram a estátua. (Foto: BBC)

A polêmica é ainda maior pelo fato de o museu, no centro de Berlim, se localizar justamente nas cercanias do grande memorial ao Holocausto. Líderes alemães A estátua do ditador está no mesmo pavilhão que abriga figuras de políticos alemães importantes como os ex-premiês Willy Brandt e Helmut Kohl. "Exibir Hitler como boneco de cera é um ato supérfluo e de mau gosto", criticou o historiador Johannes Tuchel, responsável pelo centro de documentação da resistência alemã.

Não estou compactuando com o neonazismo, longe de mim; mas, antes de tudo, Adolf Hitler também é uma figura histórica. Se ele pode ser retratado nos livros, assim como Idi Amin, Pol Pot e outros, por que não como um boneco de cera?

É mais desrespeitosa a atitude de um neonazista que a estátua em si. É mais desrespeitoso o racismo, o xenofobismo; descontar isso numa estátua de cera não dá certo. Ora bolas, é uma estátua, apenas; não é um barro de Nossa Senhora da Aparecida, tenham dó.