Lula diz que vai participar de comícios de candidatos do PT


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (2), que vai participar da campanha de candidatos do PT para as eleições municipais de outubro. Lula fez as declarações durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mas disse que não estava ali "fazendo ato político".


A dúvida que fica é se o senhor presidente vai subir no palanque com a Jô Moraes, candidata do PC do B, aliada histórica do Lula e que está sendo apoiada pela “ala de esquerda” do PT, ou se vai prestigiar seu antigo secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Márcio Lacerda, que é apoiado pela aliança histórica do PT e PSDB, legitimada pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Pimentel.

Não sei se devemos esperar coerência por parte do Lula, uma vez que já deixou de lado o seu discurso sindicalista e está defendendo uma política mais próxima do neo-liberalismo. O Lula dos anos 80, sem dúvida alguma, iria levantar a bandeira do PC do B em Belo Horizonte, porém, o Lula em sua versão capitalista, provavelmente se sentirá melhor defendendo a candidatura do Lacerda. A minha aposta é que o Lula irá utilizar a sua máscara de conciliador, tentado agradar tanto aos petistas mais socialistas quanto aos mais liberais.