Mesmo sendo um aliado histórico do PT, o PC do B, irá, provavelmente, apoiar o candidato Leonardo Quintão no segundo turno das eleições para prefeito de Belo Horizonte, é o que afirma a reportagem da Folha Online.

O diretório municipal do PC do B é unânime em declarar apoio a Leonardo Quintão (PMDB). Em votação, o placar foi de 22 a 0. Já a direção nacional quer ao menos uma neutralidade para não afetar as relações do chamado "bloquinho" no Congresso, que dá sustentação ao governo Lula.

"Há uma relação privilegiada com o PSB, que é um parceiro muito leal. Mas é preciso respeitar a dinâmica política local. A eleição acabou sendo polarizada com Marcio Lacerda. Mesmo a direção nacional entendeu isso. Por isso, não existe a possibilidade desse alinhamento", disse Jô Moraes, referindo-se aos ataques trocados com o candidato do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT).

Nos bastidores do PC do B, a tendência é de apoio a Leonardo Quintão. A decisão deve ser anunciada hoje à tarde.

O PC do B também espera que o PRB do vice-presidente José Alencar apóie Quintão. Tanto o peemedebista quanto Lacerda estiveram com Alencar tentando o apoio dele, que, no entanto, deve ficar neutro.


Outro candidato que declarou apoio ao Quintão foi o Jorge Periquito, do PRTB. Ele conseguiu obter 4.769 votos e quer participar ativamente da campanha do peemedebista.

Uma grande lambança foi criada em BH pelo PT. Se o partido tivesse lançado um candidato próprio, com um histórico político de luta em favor das camadas populares e de honestidade, provavelmente teria vencido as eleições já no primeiro turno. Agora vamos ter que engolir um segundo turno entre um poste do Aécio Neves e um candidato populista, com um discurso carregado de sofismas e com algumas propostas claramente feitas para atrair o eleitor, que dificilmente serão cumpridas.