O Escritório de Interesses Cubanos em Washington assegurou que o governo de Cuba coopera com a luta internacional contra o terrorismo e rejeitou sua inclusão pelos Estados Unidos na lista de países que incentivam esse tipo de crime.

Em declarações à agência de notícias Efe, o porta-voz do Escritório de Interesses Cubanos em Washington, Alberto González, se mostrou consternado com a inclusão de Cuba na lista negra do Departamento de Estado americano e assegurou que seu país "cumpriu, cumpre e cumprirá com as medidas de segurança reconhecidas internacionalmente para estes casos".

(...)

Após o fracassado atentado contra um voo que pousaria em Detroit no último dia do Natal, os EUA extremaram a revista de passageiros estrangeiros, em particular os de Cuba, Irã, Sudão e Síria, países que acusa de incentivar o terrorismo.

Também passarão por revistas mais intensas nos aeroportos americanos os passageiros de "países de interesse", cuja lista inclui Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iêmen.


Oh país que adora fazer lista!

Anteriormente, no governo Bush, os países eram taxados de integrantes do eixo do mal ou eixo do bem. Os países que se comportavam e não se opunham aos interesses americanos eram considerados bons meninos, já os outros, que ameaçavam a política externa americana, eram rotulados de malvados. Estes abrigavam terroristas e difundiam seu veneno pelo mundo, já aqueles, eram os defensores dos direitos humanos.

O bom menino, o nobre Obama, antes das eleições, prometeu que iria acabar com essa lista, priorizando o diálogo em detrimento à discriminação. Eis que acaba a eleição e a política internacional agressiva tão característica do país volta. O presidente que outrora era defensor da diplomacia com Cuba, Venezuela, Irã, agora se mostra bastante agressivo com tais países. Só para exemplificar, ele é um dos que lideram o movimento favorável à aplicação de mais sanções econômicas para o Irã.

A notícia supra, veiculada pela Folha de S. Paulo, mostra que as famosas listas não acabaram. Agora o tal eixo do mal mudou de nome: chama-se lista de países que incentivam o terrorismo. Nada melhor do que colocar a indigesta Cuba como país membro.