Todo ano em que antecede as eleições e até a data permitida para se fazer campanha política (6 de Julho), acontece a mesma coisa: a situação utiliza-se da máquina pública para fazer propaganda eleitoral de forma antecipada, e a oposição, denuncia tal delito, ao mesmo tempo que se utiliza de outros meios para também fazer campanha.

As inaugurações do PAC e a estréia do filme Lula foram claramente exemplos de desrespeito à norma proibitiva eleitoral. Da mesma forma, a Marina Silva também está participando de vários eventos públicos por todo o território nacional, acontecendo também com o José Serra, que não perde uma festinha.

De acordo com a Folha, "A oposição ingressou nesta terça-feira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com mais uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por propaganda eleitoral antecipada. Na ação, DEM, PSDB e PPS questionam um discurso feito por Lula durante evento realizado em São Paulo no último dia 23, no qual o presidente menciona indiretamente a candidatura de Dilma à Presidência da República."

Também de acordo com a Folha, "O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), usará os dois últimos meses de governo para visitar o maior número cidades do Estado ao lado do vice-governador Antônio Anastasia (PSDB), indicado por ele para disputar o governo em outubro.


Aécio deverá deixar o cargo em março para disputar as eleições de outubro. O governador e o vice devem fazer pelo menos 30 viagens pelas principais cidades do Estado até março."

Acho que não tenho muito o que comentar. As críticas que hoje são direcionadas ao Lula, eram, da mesma forma, feitas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Enquanto o PSDB critica o governo federal, não para de inaugurar obras por todo o Brasil.

E enquanto o ano eleitoral vai seguindo o seu curso, a hipocrisia eleitoral vai ocupando o seu lugar de direito...