De acordo com a Folha, “o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou nesta quarta-feira ser "candidatíssimo" ao governo de Minas Gerais, mas que a corrida eleitoral, vai depender da "vontade de outros".”



"Quero governar Minas Gerais, me sinto preparado para isso, depois de seis anos no ministério. Gostaria de ser governador do meu Estado, mas tenho que ter o apoio do meu partido, resgatar os nossos parceiros, forças políticas e sociais", disse durante entrevista ao programa 3 a 1, da "TV Brasil".



Patrus está travando uma dura disputa com o ex-prefeito Fernando Pimentel para se tornar candidato pelo PT. Além da disputa interna, o PT mineiro também está disputando com o PMDB para ver qual partido lançará candidato próprio. Por recomendação das legendas nacionais, os partidos, no âmbito estadual, deverão evitar palanques diversos, a fim de viabilizar a aliança em favor da Dilma.

O Patrus Ananias é Mestre em Direito pela UFMG e Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, além de ser professor licenciado da PUC e membro da Academia Mineira de Letras. Sua administração como prefeito de Belo Horizonte foi premiada pela ONU como modelo de gestão e, desde 2004, vem se destacando como Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, um dos ministérios mais elogiados pela crítica internacional.

Do outro lado, Fernando Pimentel é mestre em Ciência Política pela UFMG e professor assistente do Departamento de Economia da mesma universidade. Foi um dos principais articuladores do projeto do Orçamento Participativo e, em 2005, foi apontado pelo site inglês Worldmayor como o oitavo melhor prefeito do mundo. A gestão do Pimentel foi muito premiada internacionalmente, um dos prêmios que ganhou foi o Metropolis Awards, com o programa de urbanização Vila Viva.

Essa disputa promete...