Ontem, conforme noticiamos, ocorreu o Vá de Branco, manifestação contra o decreto do "prefeito" Márcio Lacerda que proíbe manifestações culturais na Praça da Estação.

Pois bem. Por volta de cinquenta pessoas estiveram na praça ontem, convocadas por um chamado anônimo. Nessa reunião, os presentes deliberaram para que seja articulado um movimento apartidário (pelo amor a Cristo, não coloquem o PSTU no meio!) em prol da cultura belorizontina.

Apesar da inclinação partidária de alguns, o movimento iniciado pareceu apontar para um aliança do movimento cultural contra a medida. E, diga-se de passagem, iremos espalhar a palavra nas rodas de cultura do município.

Aventa-se a possibilidade de isso ser um processo de limpeza do Centro de BH para a Copa de 2014. De certa forma, há um fundamento nisso e, sem querer fazer futurologia mas já fazendo, outros espaços de livre manifestação poderão ser suprimidos até a copa. Eu falo do
Quarteirão do Soul (Goitacazes com São Paulo, aos sábados pela manhã), do Duelo de MC's (debaixo do Viaduto Santa Tereza, sextas à noite) e do Arraial de Belô (que é na Praça).

Paralelamente a isso, existe um movimento para tentar levar o carnaval de BH de volta ao Centro, e na região da Praça da Estação. Quem comanda essa frente é o Vereador Hugo Thomé, presidente (ou algo do tipo) da GRES Chame Chame, do Salgado Filho. Hoje, o Carnaval é na
puta-que-pariu da Via 240, Zona Norte, um local cujo acesso é dificultado pela distância e pela falta de presença de transporte coletivo decente. Mas parece que o carnaval vai ficar lá mesmo.

Pesa na decisão do chefe do Executivo alguns problemas que a mudança da folia pode gerar no Centro da capital. Os principais são a sobrecarga no trânsito, uma vez que o movimento na rodoviária aumenta durante o carnaval, e a depredação da Praça da Estação. Decreto assinado por Marcio Lacerda e que entrou em vigor no dia 1º proíbe eventos na praça. No ano passado, 75 mil pessoas participaram da festa na Via 240.

O coordenador da frente parlamentar, vereador Hugo Thomé (PMN), informou que entregará o estudo nesta sexta-feira ao secretário municipal de Governo, Josué Valadão. Thomé ressalta que a Praça da Estação não sofreria danos, pois toda a estrutura seria montada no meio da avenida. De acordo com ele, 32 dos 41 parlamentares são favoráveis à transferência. Luiz Carlos Novais, presidente da SambaDez, que representa as escolas de samba da capital, também quer que os desfiles ocorram no Bulevar Arrudas.


Fonte: UAI

Obviamente que das duas, uma: ou o pessoal do Carnaval não está sabendo do decreto (o que é provável) ou o vereador Thomé está pagando pra ver se realmente vai haver proibição.

Enfim, a frente está criada. Os cães ladram, mas a caravana não para.