O PT não tem sido um partido muito democrático. A força que os paulistas têm sobre o PT no âmbito estadual é enorme. O que vimos foi uma intervenção intensa nos últimos anos, principalmente na era do governo Lula. Coisas bizarras já aconteceram em Minas para que os representantes locais seguissem a cartilha paulista. Um exemplo que jamais sairá da minha mente é o apoio desastroso do partido ao candidato Newton Cardoso. Quem diria que o Patrus Ananias iria subir no mesmo palanque que o Porcão. Tenho certeza que ele ficou desconfortável com essa situação.

Agora, lendo a Folha, vi mais uma notícia grotesca:

O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, disse nesta sexta-feira que uma eventual candidatura do vice-presidente José Alencar (PRB) (sic) ao governo de Minas Gerais seria uma alternativa para unificar os pré-candidatos da base aliada governista que pretendem disputar o comando do Estado.

Dutra disse que Alencar será "aclamado" por todos os partidos --inclusive o PT-- se decidir disputar o governo de Minas. "Se o Zé Alencar colocar o nome para o governo, vai ser aclamado por todos os partidos. Eu não conversei com ele, mas há por enquanto dois pré-candidatos do PT e um do PMDB em Minas", afirmou.

Não é possível que vão intervir na atual disputa para candidato ao governo de Minas. A candidatura encabeçada pelo PT é tão natural quanto a candidatura do Anastasia. É algo que vem sendo discutido desde as últimas eleições governamentais. Não creio que o José de Alencar tenha mais força política em BH do que o Patrus, o Pimentel, e mesmo o Helio Costa. Seria uma insanidade retirar qualquer um dos três em favor do Alencar.