Depois de nos empurrar o Márcio Lacerda para a prefeitura de BH, o PT, do Fernando Pimentel, poderá nos obrigar a ter que digerir o Helio Costa também. As prévias do PT, pelo visto, foram apenas uma grande encenação. O que se percebe, pela movimentação nos passada pela imprensa mineira, é que o Helio Costa sairá como candidato único pela coligação PT/PMDB, devendo ter como vice algum político de um dos partidos nanicos aliados ou do próprio PT.

Em encontro na noite desta quarta-feira, líderes do PT e PMDB fizeram um acordo para indicar um único candidato ao governo de Minas Gerais. O candidato deve ser anunciado no dia 9 de maio, segundo informou o líder do PT-SP na Câmara, Cândido Vaccareza. (BAND)

Para piorar, o Helio Costa é o candidato mais bem posicionado nas pesquisas de opinião. Para se ter uma ideia, o pemedebista, se as eleições fossem hoje, ganharia com grande vantagem do tucano Anastasia. Veja o que diz os trechos retirados do Jornal O Tempo:

A corrida eleitoral ao Palácio da Liberdade é liderada pelo pré-candidato pelo PMDB, o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa. É o que aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pelo instituo Vox Populi. O levantamento mostra que o peemedebista tem 45% das intenções de voto no Estado. O atual governador Antônio Anastasia aparece em segundo lugar, com 17% dos votos. Neste cenário o nome do petista Fernando Pimentel não foi considerado.

(...)

Já no cenário em que o Fernando Pimentel aparece e o nome do ex-ministro Hélio Costa não entra, a pesquisa aponta vitória do petista também em primeiro turno, mas com uma margem de vantagem menor. Pimentel teria 35% dos votos contra 21% de Anastasia e 2% de Vanessa, João Batista e José Fernando. Os brancos e nulos somam 11% e, novamente, 27% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.