Texto escrito pelo vestibulando e amigo Cristiano de Anchieta Lisboa:

MANIFESTAÇÃO CONTRA A ADOÇÃO DO ENEM NA UFMG

HORÁRIO: 14 horas - TERÇA FEIRA - DIA 11
LOCAL DE ENCONTRO: PRAÇA DE SERVIÇOS DO CAMPUS UFMG - PAMPULHA
OBS:
- FAVOR IR DE CAMISA VERMELHA OU BRANCA (Representando a Bandeira de Minas), NARIZ DE PALHAÇO E CARA PINTADA (vermelho e branco).


Magnífico Reitor Clélio Campolina,

Fiquei totalmente chocado com a notícia de que a UFMG adotará Enem em substituição à primeira etapa do Vestibular.
Trata-se de uma medida política, que não tem ligação alguma com a educação ou democratização do ensino brasileiro. O objetivo dessa
medida, claramente, é o de arrecadar mais dinheiro.

A decisão tomada pelo senhor e outros profissionais da reitoria é totalmente absurda. Será que o senhor não acompanhou o andamento do enem no ano passado?
Inúmeros problemas aconteceram e se repetirão neste ano.

O Enem, além de ser uma prova de resistência, por não haver tempo suficiente para solucionar todas as questões, tem suas notas calculadas de uma forma que ninguém sabe. Qual é o critério? Além disso é um sistema sujeito a fraudes! Quem garante que pessoas de maior poder não tem acesso às provas, ou favorecimento na seleção para benefício de seus familiares? O exame é realizado em várias cidades, não há como fiscalizar! Estamos no Brasil!!!

O enem não é "um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, de boa qualidade, progressista...",como dito pelo senhor, pois é repleto de questões incondizentes com estudantes realmente treinados e com capacidade de raciocínio. Há sim o famoso "decoreba" e exercícios mecânicos, que pouco exigem do aluno.

O senhor também cita: "...que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil”, referindo-se ao enem. Será que o senhor não teve acesso aos dados de quem se saiu melhor no exame? Não foram os pobres.

Eu, como ex-aluno do curso de ciências biologicas da UFMG e vestibulando de medicina, me envergonho profundamente da decidão tomada pelo senhor e por outros profissionais da universidade. Os senhores estão em busca apenas de recursos financeiros e de benefícios próprios. São um exemplo de descaso com a educação no Brasil e em Minas Gerais. O senhor e grande parte da reitoria fazem parte dos politiqueiros, que não se importam com os estudantes e o avanço da educação do Brasil.

O dia 5 de maio de 2010 é marcado por uma das atitudes mais vergonhosas já tomadas na história da UFMG. É uma data que será lembrada por manchar a reputação e a credibilidade conquistadas pela instituição. Um verdadeiro desperdicio do trabalho daqueles que lutaram pelo sucesso da universidade.Infelizes aqueles que o elegeram.

O senhor pode ter certeza que protestos ocorrerão. Em breve o senhor poderá observar pelas janelas do prédio da reitoria a revolta dos estudantes mineiros, mais uma vez prejudicados pela politicagem existente no Brasil.

Parabéns também por mudar as regras no meio do "jogo" e causar o desperdício de dinheiro e de tempo de preparação dos estudantes que tem o desejo de ingressar na UFMG
Gostaria de receber uma resposta do senhor ou de qualquer pessoa responsável de modo que tente me convencer do contrário do que expus em meu texto. Peço que não atentem contra a minha inteligência, dizendo: “Todos reconhecemos que o Enem é um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, de boa qualidade, progressista, que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil”.

Sem mais,

Cristiano de Anchieta Lisboa


Resposta:

Informamos que a sua reclamação foi recebida e será encaminhada ao setor responsável.
    Conforme decisão do Conselho Universitário da UFMG, em 05 de maio de 2010, informamos que o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio será adotado já no Vestibular 2011 em substituição à primeira etapa do concurso, enquanto a segunda etapa será mantida. A UFMG se pronunciará dentro dos próximos meses sobre as mudanças no formato e andamento do concurso. Dessa forma, para informações sobre as novas definições do Vestibular, pedimos que acompanhe pelo site www.ufmg.br/copeve, onde serão divulgadas todas as novidades e o Edital do Vestibular 2011, que regulamentará o concurso.