Durante a manifestação ocorrida hoje, 11 de maio, representantes do movimento contra a adoção do ENEM no vestibular da UFMG foram recebidos pelo Reitor Clélio Campolina.
Apesar da receptividade, o diálogo com o Reitor não rendeu bons frutos. Os estudantes pediram o adiamento da adoção do ENEM, mas receberam um simples “não”.

A justificativa do Magnífico, segundo entrevista, foi que “A UFMG tomou a decisão com maturidade, após extensos debates com a comunidade universitária”. Ele disse também: “A discussão envolveu diversas instâncias dentro da Universidade, dando direito de voz a todos. Como reitor, informarei a todos sobre as reivindicações apresentadas nessa tarde. Mas não acredito que o Conselho Universitário mudará sua postura, já que todos os membros tomaram essa decisão de forma muito consciente. Acreditamos que é a decisão mais correta a ser tomada em favor do sistema educacional no país”.

A verdade por trás disso é que o governo está pressionando e dando muito dinheiro para que a universidade adote o exame nacional do ensino médio. No ano passado, por exemplo, foi decidido que as universidades que sucumbissem às vontades do Ministro Fernando Haddad teriam um favorecimento nos recursos para o orçamento de 2010. 200 milhões a mais nos investimentos teriam fatias maiores para quem utilizasse o ENEM.

PROPAGANDA POLÍTICA, pode ser esse o objetivo do governo brasileiro ao criar o novo ENEM. É muito bonito dizer aos que desconhecem o assunto, infelizmente maioria da população, que o vestibular vai ser abolido do país, todos terão chance de ingressar em uma universidade federal. Pura ilusão. São os mais favorecidos economicamente que conseguem as vagas nas federais, com ou sem o ENEM. Com a UFMG aceitando utilizar o exame nacional do ensino médio, as coisas podem melhorar para o governo neste ano de ELEIÇÕES.

Chamo a atenção também para contradições do Reitor Clélio Campolina. Ele disse: "Todos reconhecemos que o ENEM é um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, progressista, de boa qualidade, que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil". Vamos lá então. O exame é de boa qualidade? Então por que auxiliar o ministro em melhorias do exame? Agora todos os estudantes secundaristas vão ter oportunidade? Então porque o sistema de bônus continua? Não estou argumentando contra ou a favor do bônus, essa é outra discussão, mas as contradições são bastante curiosas.

Infelizmente, os excluídos irão continuar fora da universidade federal, como sempre foi.
Enfim, o que está ocorrendo é politicagem e omissão da verdade.
Os estudantes não podem ser prejudicados. Houve desperdício de tempo e dinheiro com a preparação. O sigilo da prova do ENEM continua duvidoso e repito, é impossível fiscalização eficiente do exame já que ele é aplicado em todo o país.

Vale lembrar também que o DCE-UFMG, ao invés de defender o direito dos estudantes, traiu a categoria ao apoiar e incentivar a decisão imediatista de a UFMG adotar o ENEM no vestibular. Por que será? Gostaria de saber, sinceramente. (Veja o link, clicando em DCE-UFMG)

O blog Pedreira na Vidraça vai continuar com a cobertura e trará, em breve, novas informações do movimento contra a adoção do ENEM no vestibular da UFMG.
Caso as lideranças do movimento queiram entrar em contato, estamos à disposição.