Na quarta feira, 5 de maio, a UFMG anunciou a adoção do ENEM em substituição à primeira etapa do vestibular 2011, apesar de já ter divulgado desde o início do ano que não utilizaria o exame nacional do ensino médio.

A decisão da universidade gerou a insatisfação por parte dos vestibulandos e até mesmo dos próprios estudantes da UFMG o que levou à criação de um movimento reivindicando a não adoção do ENEM no vestibular.

A adoção do exame foi muito repentina e ,ao que tudo indica, foi uma medida política, incentivada pelo governo, com o oferecimento de grandes recursos financeiros para a universidade. É ano de eleições!

Os estudantes defendem que o ENEM não é uma avaliação segura a ponto de ser utilizada em um processo seletivo, já que é aplicado em todo o Brasil, o que torna uma fiscalização eficiente impossível. A maior prova é o exame de 2009, em que o sigilo da prova foi quebrado, ocasionando seu cancelamento. Além disso, quem participou do ENEM no último ano pode observar a falta de organização e segurança na aplicação das provas. Foi possível fazer o exame em posse de celulares e relógios. Além da segurança, os manifestantes argumentam que o ENEM é uma prova de resistência, que exige muita paciência e pouco conhecimento.

O movimento ganhou mais força principalmente pelo imediatismo da decisão tomada pela UFMG. Todo o trabalho de preparação dos estudantes nestes meses iniciais do ano foi desperdiçado, já que é o ENEM é uma prova muito distinta do antigo vestibular. Muito dinheiro foi gasto em cursinhos e nas obras literárias antes exigidas para o processo seletivo.

Hoje, 11 de maio, foi organizada uma manifestação pacífica que percorreu a universidade e está parada em frente ao prédio da reitoria. Os representantes querem ser recebidos pelo Reitor Clélio Campolina, que apareceu rindo e acenando em uma das janelas, com o objetivo de discutirem sobre a adoção imediata do ENEM.

O Blog Pedreira na Vidraça acompanhará o movimento e trará, em breve, mais informações sobre a situação.

Agradeço aos amigos do blog por divulgarem minha carta ao Reitor e pelo convite de participar escrevendo aqui, dando maior atenção aos rumos que a educação está tomando em Minas Gerais e no Brasil.