Quando eu penso que nada mais me surpreenderia vindo do mundo das religiões, eis que a Igreja Universal do Reino de Deus me acorda para um choque de realidade. Sim, é possível que mais absurdos venham por parte da seita macediana.

O advogado Túlio Vianna postou hoje no seu Twitter o link para a notícia a seguir. Já o @cafasorridente me mandou outra. Pasmem.

Notícia 1:


A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a devolver ao fiel Edson Luiz de Melo todos os dízimos e doações feitas por ele. De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson, que é portador de enfermidade mental permanente, passou a freqüentar a igreja em 1996 e desde então era induzido a participar de reuniões sempre precedidas e/ou sucedidas de contribuição financeira.

Segundo o advogado que representou o fiel, Walter Soares Oliveira, a quantia total a ser restituída será apurada com base nas provas, mas certamente ultrapassará os R$ 50 mil. Além de devolver as doações, a Igreja Universal ainda terá de indenizar o fiel em R$ 5 mil por danos morais.

No processo consta que "promessas extraordinárias" eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo. Teria sido vendida a Edson Luiz, por exemplo, a "chave do céu". A vítima também recebeu um "diploma de dizimista" assinado por Jesus Cristo [foto]. Com isso, as colaborações doadas mensalmente chegaram a tomar todo o salário do fiel, que trabalhava como zelador.

Em virtude do agravamento de sua doença, Edson foi afastado do trabalho, quando então passou a emitir cheques pré-datados para fins de doação à igreja. Ele ainda fez empréstimos em um banco e vendeu um lote por um valor irrisório, para conseguir manter as doações à instituição religiosa.


Notícia 2. Peguem os babadores.


A Igreja Universal do Reino de Deus tem um aparelhinho cuja lâmpada mede o grau de possessão demoníaca em fiéis.

Uma foto do psicoscópio – esse seria o nome do instrumento – foi exibida ontem em Campo Grande (MS) pela desempregada Sueli Ferreira de Moura (foto), 42, que por sete horas se manteve acorrentada ao portão de um templo em protesto contra a igreja por ter submetido o seu filho de 17 anos à lavagem cerebral.

Sueli disse que S., o seu filho, tem um psicoscópio para avaliar os jovens de um grupo do qual ele é o líder. Ela não soube explicar como funciona o aparelho. Pela foto, além de uma lâmpada e dois interruptores, ele   tem um microfone ou um altofalante.

Afirmou também que o filho usa em suas “partes íntimas” um óleo ungido por pastores para que ele não tenha desejos sexuais. “Para mim, isso é óleo de cozinha.”

Sueli disse que S. se tornou um “escravo”, porque passou a vender balas, calçados e eletrodomésticos para entregar o dinheiro à Universal. Ele já teria roubado para não deixar de pagar o dízimo.



Diploma de dizimista... Óleo corta-tesão... Detector de Exu-Caveira... Credo. 

Lembro-me de, em alguma época passada, alguém ter me dito que a Universal vendia a água do Rio Jordão, onde Jesus foi batizado. (Era Jordão mesmo?) Pequenos frascos contendo uma suposta promessa de renovação por meio da propaganda de uma água que mais provavelmente veio da Copasa. 

Teve também a venda de pedrinhas que faziam parte do Muro das Lamentações. Daqui a pouco vão anunciar o Sabonete Milagroso do Lava-Pés de Jesus.

Será que ainda preciso explicar por que eu chamo o Templo Maior da IURD, no Bairro de Lourdes, de Shopping Center do Senhor?