Esperem, acalmem-se antes de começarem a me atacar. O que escrevo aqui é uma notícia que, se for di vera, é bomba.

Site Novo Jornal, do alucinado mas sensato Marco Aurélio Carone, publicou ontem (20) que Antônio Anastasia deverá sair do páreo para dar lugar a... Itamar Franco! Segundo o site, lideranças do PSDB e do PPS estão só no aguardo do retorno de Aécio Neves para comunicar a mudança. Eu não acredito, mas não duvido.

Já não é mais segredo a substituição do candidato do PSDB ao Governo de Minas. Mostrando-se completamente incapaz de aglutinar em torno de sua candidatura a atual base aliada do governo mineiro, o próprio governador Anastasia vem sugerindo sua substituição.

“Até o momento o candidato Anastasia vem de maneira desastrosa tomando atitudes que fatalmente o levarão à derrota”, afirma um dos principais administradores das campanhas de Aécio Neves ao Governo de Minas em 2002 e 2006.

Desde o início do mês, quando Aécio Neves viajou para o exterior, o governador Anastasia encontra-se praticamente enclausurado em seu gabinete, sem qualquer agenda. Sua obsessão é “impor sua autoridade”. Só falta ele aparecer fardado, a exemplo de Hugo Chávez.

“Na verdade Anastasia só sabe trabalhar recebendo ordem, não tem liderança, não consegue dar ordem. O governador não consegue montar nem sequer uma agenda política”, conclui.

Dias atrás, quando foi visitado pela miss Brasil 2010, ao ser solicitado para tirar uma foto com a linda moça, postou-se ao seu lado com as mãos cruzadas e peito estufado, como se fosse ele o “bonito” da foto.

Foi necessário que a miss educadamente colocasse seu braço no ombro do governador para que a foto ficasse mais descontraída.

Nota-se que o governador encontra-se incomodado com este e outros papéis que vem sendo obrigado a representar.

Sem nenhuma exceção, todas as lideranças municipais que têm sido recebidas por Anastasia têm saído desapontadas.


O quadro eleitoral é nebuloso. Não sabemos se o Hélio Costa é quem será o cabeça-de-chapa do PT, nem se haverá palanque duplo. A coisa para o Anastasia está tão crítica que, segundo a Vox Populi, "Hélio Costa obteve 45% das intenções de voto. O atual governador do Estado, Antonio Anastásia (PSDB), aparece em segundo lugar, com 17%. Os pré-candidatos Vanessa Portugal (PSTU) e João Batista (PSOL) seguem empatados com 2% e José Fernando Aparecido Oliveira (PV) aparece com 1%."

Seria uma bela estratégia tucana se não fosse uma  mera especulação. Até porque transferência de votos é uma coisa complicada. Vocês se lembram da eleição para prefeito de Belo Horizonte, não? O Aécio tentou transerir os votos para o Márcio e deu na baixaria que foi em 2008. Por pouco, mas por muito pouco, um ruralista não toma as rédeas da roça belorizontina.

Itamar tem carisma próprio. Seu topete charmoso chama atenção por onde passa. Lílian Ramos que o diga! E, claro, ele é uma figura política mais consolidada publicamente que o Professor da Faculdade de Direito e da Fundação João Pinheiro. Mas, como diria a @nairbello, vamos acompanhar. MA CHE!

Digo e repito: eu não acredito nisso, mas eu não duvido que isso possa acontecer. Se a vida é uma caixinha de chocolates (como diria Forrest Gump), política é uma Caixa de Pandora! Cruzes...