Uma galera que faz oposição ao Hélio Calixto da Costa, indicado do Lula ao posto de Governador do Estado de Minas - a federação, não o jornal - fez uma charge animada satirizando o candidato pmdbista. Digamos que ela tem uma certa relação com a verdade ao afirmar que o Tio Hélio não tem muita relação com as Minas Gerais.


Por causa desse vídeo, começou-se uma celeuma/confusão/auê na internet. Uns disseram que era uma afronta, que era desrespeitoso e tal. Diga-se de passagem, o TRE-MG determinou a retirada da animação da internet (coisa que ainda não aconteceu) por considerá-la ofensiva. (Uai, só porque diz a verdade?)

Agora, não sei se é fato confirmado, mas parece que o Tio Hélio está meio desgostoso também com os comentaristas do vídeo. Pelo o que o Twitter informa (ainda tenho que apurar mais detalhadamente), o estudante e líder do JPSDB, meu compadre de Colégio Militar, Gabriel de Azevedo, está sendo processado pelo Hélio Costa por causa de um comentário publicado na página do vídeo. O valor do processo, segundo fontes, é de 100 mil reais.

Atenção: O Gabriel não é autor do vídeo; ele está sendo acionado por causa de um comentário.

Pra que arrancar 100 mil reais do pobre futuro advogado-jornalista-publicitário-tucanalha? (Bem, tucanalha ele já é, mas...)

Engraçado como são as coisas em relação a isso em Minas e, particularmente, com figuras do PMDB. Newton Cardoso, no final do ano passado, processou o crítico e editor do Cinema em Cena, Pablo Villaça. Por um comentário irrisório - coisa mais ofensiva já vi sobre Aécio. E o Newtão não foi condenscendente: baixou o sarrafo. Não sei pra quê: ele já é uma figura abastada, com muitas posses obtidas com o seu árduo suor enquanto prefeito de Contagem, Deputado Federal e Governador de MG... Trabalhou muito, suou feito um porco... Para quê, então?

Já aviso que não sou correligionário do camarada Gabriel - não tenho quaisquer simpatias à sua facção ou a movimentos por ele liderado, como o JPSDB. Tenho motivos de sobra para não compactuar com a postura politiqueira dele. Entretanto, publicamente me solidarizo contra essa atitude vexaminosa de Hélio Costa de tentar retaliar as suas vozes opositoras e contrárias. É uma postura indigna processar quem apenas quer ser o dissenso. (Ouviu, Aécio?)


Em tempo: o PMDB lidera o ranking dos "fichas-sujas", segundo o site da Folha. E Minas lidera com a maior quantidade de políticos barrados pela lei Ficha Limpa. Confira aqui.