E eis que a CartaCapital acabou com o meu sossego da sexta-feira. Uma capa polêmica, ainda que (pelo menos para mim) fosse deveras previsível.

 Tchau, Tucanada! Deixo vocês com o amigo (NOT!) Serra!

Segundo reportagens do periódico de Mino Carta (ex-ISTOÉ), Aécio estaria planejando sair do ninho tucano para fundar o seu próprio poleiro. Seria uma "oposição responsável", um guarda-chuva para abrigar o pessoal da Direita que apoia a Dilma. Donde se conclui que o PSDB, em breve, poderá se tornar um partido apenas de paulistas.

Destaco alguns trechos da matéria:

"Há duas semanas, em jantar no Rio de Janeiro, o ex-governador Aécio Neves empolgou-se ao falar da necessidade de reformas políticas no Brasil e, para sustentar os argumentos que desenvolvia junto a um grupo restrito de amigos, ele anunciou: “Eu vou sair do PSDB”, na casa de um empresário, em Copacabana, cercado de convidados importantes.

(...)

"Não será surpresa a desfiliação de Aécio do partido. O neto de Tancredo Neves caminha firme nessa direção. Só que em silêncio, como convém à tradição mineira da qual é herdeiro. A novidade é ter anunciado agora. Por descuido? Só acreditará nisso quem admitir que político mineiro se descuida com assunto tão melindroso.

Segundo a conversa desenrolada no jantar em Copacabana, Aécio já tem um novo projeto político na cabeça. Não vai buscar abrigo em nenhum outro partido ao abandonar os tucanos. Com a vitória da candidata do PT, quer estabelecer uma oposição democrática, já que o PSDB- renegou esse papel ao preferir abraçar o udenismo golpista."


Aécio, indignado e verborrágico, contradiz tudo o que a Carta Capital diz. Paladino da Democracia, da Igualdade e da Justiça, clama pela Ordem e pela Dignidade, ao dizer que o Jornalismo tem os dois lados.

"Sempre ouvi que o jornalista é obrigado a ouvir o "outro lado". Nesse caso, não tem outro lado. Tem um lado só que sou eu. E eu não fui ouvido pela revista. É uma irresponsabilidade a revista publicar uma reportagem dessas sem sequer me ouvir", disse em nota o neto do Tancredo publicada no Blog de Ricardo Noblat.  

Depois de oito anos de imprensa guiada a rédeas curtas por causa do seu jeito mineiro de flor, chega a ser comovente o discurso do amigo do Alexandre Accioly dizer que é necessário que o Jornalismo escute a outra parte. 

Indignados também ficaram os pequeno-burgueses da Turma do Chapéu, futura nova burguesia belorizontesca. Em seu blog, a turminha diz que tudo não passa de mentira da CartaCapital, que são factoides e nada mais que um trololó petista.
Bom, senão vejamos:

- Já houve rumores da saída de Aécio em anos anteriores (2008 e 2009). Ele poderia mudar para o PMDB e trocar de partido, largando a tucanalha na mão. Só que... PMDB, né, galera... Não dá, né?

- Ele está desgastado no PSDB. O cara é vice da Dilma, do Lula, mas não é nunca vice do Serra. Com o Alckmin, então, não se tromba - digamos que chuchu não é um prato favorito de quem prefere misses. Como disse uma vez o Estado de Minas, "Minas a reboque, não!".

- Aí que está: ele pode estar desgastado no PSDB, mas o PSDB está desgastado com o resto do país graças ao Efeito Lula. E Aécio, diferentemente dos tucanos de asa quebrada, está em ritmo ascendente - e ancorar-se em um partido que tem à frente José Serra, Geraldo Alckmin e Sérgio Guerra não é algo muito inteligente de quem tem brilho próprio. (Talvez o nome do novo partido seja algo do tipo Partido dos Aecistas, PA, local comum de frequência do... Bom, esquece.)

- Se uma informação dessas vazou, não é porque o Aécio é imprudente. Muito antes pelo contrário. Se ele soltou mesmo essa informação, ou é porque ele realmente tenciona em sair do ninho tucano para ter voo solo ou ele plantou isso para servir de alvo de atenção da imprensa. Aécio não é besta.

- E, claro, ele vai negar até a morte - ou até a desfiliação. Ele ainda tem que pagar de bom moço para os caras do PSDB de Sampa.

O neto do Tancredo aprendeu bem com o avô a como ser raposa. Vamos acompanhar.