É mania nós, jornalistas, fazermos isso todo bendito fim de ano. A gente vai lá, num tarólogo, numa cartomente cartomante, na Umbanda, no Candomblé, no Zodíaco, na Mãe Dinah, no Pai Galo... no caralho-a-quatro. A gente só não vai na Sônia Abrão porque geralmente queremos boas notícias, e não só o obituário.

E nós, jornalistas, nas eleições, não poderíamos fazer diferente. Eu, Pai Madruga de Iorubá, vou tentar traçar uma previsão sobre as eleições em 3 de outubro. A margem de erro é de duas previsões para mais ou para menos.

Vamos lá.


- Senadores:

Todas as pesquisas apontam Aécio Neves e Itamar Franco como os ocupantes das cadeiras do Senado. Só que tem um porém: neste ano, a eleição é para dois senadores - e ao que parece as pesquisas não perguntam quais serão seus dois votos. Muita coisa pode mudar no dia - inclusive, o ex-prefeito Fernando Pimentel pode ser eleito (ouço risadas, eu sei...) junto do Aécio - esse sim, eu sei que leva a cadeira.

Ah, claro. Quando o povo souber que Zezé Perrela é o suplente direto do Itamar, e que o Itamar já está mais pra lá do que pra cá...


- Governador:
Parada dura. As pesquisas apontam a vitória de Antônio Anastasia ainda em primeiro turno. É perigosa uma afirmação dessas - haja vista as eleições de 2008, quando deram o "prefeito" Márcio Lacerda eleito em primeiro turno, também. Como bom e prudente mineiro, eu creio no segundo turno. (Gargalhadas ao fundo...) Isso, se o recém lançado (e um pouco sem graça) vídeo do Tom Cavalcanti zuando o Hélio não abalar a pontuação deste citado candidato. (O Tom tá bem mais sem graça nesse vídeo. O que ele zoa o Quintão é beeeem mais engraçado.)


- Presidente:
Foi mal, Tio Serra. Essa você já perdeu. A Dilma Rousseff tem tudo para levar essa no primeiro turno ainda. Mas o meu argumento de que pesquisa não ganha voto ainda é válido: eu não creio em segundo turno, mas, se houver, vai ser entre Dilma e Marina (ouço mais risadas...).

Você não quer que eu faça previsões sobre as eleições proporcionais (deputados federal e estadual), né? A minha vidência tem limite...

A sorte está lançada. Cavalos a postos no páreo, façam suas apostas.